Observe essa logomarca no iPhone dessa postagem. Qual a sua percepção ao observá-la?
A parte mais importante é fazer um conceito para a logomarca. É quase o mesmo processo da seleção de um nome. Primeiramente você tem que determinar o que seu logo deve dizer sobre a sua empresa. Há muitas maneiras diferentes para representar uma empresa. Você pode ter até uma imagem relacionada a um negócio, como uma casa para uma empresa imobiliária, um carro para uma concessionária de carros ou um botão de “On/Off” para uma empresa de tecnologia.
Mas uma coisa muito importante é que nem todos os negócios podem ser facilmente associado a qualquer tipo de determinada imagem. Por exemplo, uma empresa de programação não tem muitas imagens a serem associados com ela (exceto um computador), então nesta situação é recomendado apenas para se concentrar em uma imagem abstrata e apenas tentar representar a sensação de negócios da empresa em vez de tentar chegar a uma imagem simbólica.
Algumas empresas ainda podem estar lidando com mais de um negócio, por isso elas preferem ter uma imagem mais genérica, mas ainda assim você pode torná-la mais tecnológica através da implementação de linhas retas em combinação com curvas, ou torná-lo mais corporativa com mais proporcional e simétrica e/ou formas geométricas.
Uma imagem abstrata também pode representar a filosofia de empresa. Por exemplo algum tipo de imagem em blocos serviria para uma empresa de confiança estável ou mesmo apenas uma pirâmide. Uma imagem muito dinâmica com órbitas e esferas, faíscas, as partículas poderiam ser usadas para uma empresa moderna, nova, de alta tecnologia para representar atividades elétricas ou apenas tecnologia de ponta.
Outra questão importante é que quando as pessoas encomendam uma logomarca, elas querem que se assemelhem com a de alguma outra empresa. Essas logos, naturalmente, são muito reconhecidas e já consolidadas, portanto, pecaria na autenticidade. Quando se chega a uma imagem para o seu negócio pense sobre a melhor maneira de anunciar para o público-alvo. Sua logo não deve simplesmente ser perceptível e memorável, mas também deve ser de fácil aceitação no mercado. Considere também as suas cores, de modo que o design da logomarca pareçam perceptíveis e claras, mas não muito intimidante.
Uma logomarca pode estar relacionada a muitos aspectos diferentes de negócio, dependendo da finalidade da empresa e do mercado. Também pode estar relacionada a um determinado lugar, indústria, ou pessoa. Além disso, considere sua preferência pessoal de tipo de arte (minimalista, por exemplo). Você pode usar qualquer estilo de estilo de arte para um logotipo, desde que ela seja única, facilmente reproduzível e adequada para o seu mercado.
Parece complicado? Talvez um exemplo possa esclarecer melhor o que foi escrito nesse artigo. A imagem na tela do Iphone da postagem possui um rascunho de logomarca que foi concretizada para uma empresa de rastreamento de veículos (ou seja, serviço de tecnologia aplicada). Percebeu o sentido dessa logo antes de eu lhe falar?
Readers Comments: